Laboratório Vivo - O jogo da Democracia

Data: 18/05 – 13h00

Local: Pátio da Reitoria UFPR

Laboratório Vivo – O jogo da Democracia

O Jogo tem por objetivo reproduzir o fluxo de participação da plataforma Delibera em ambiente off-line e analisá-lo de forma crítica. O Delibera é um plugin para democracia online que permite a discussão e deliberação de encaminhamentos relacionados a uma pauta por uma comunidade de usuários. Através da reprodução do ambiente digital de forma simplificada, o jogo permite que os participantes compreendam o seu funcionamento e suas formas de uso utilizando a parede como ambiente de debates e post its e adesivos para concordar, discordar e votar em propostas como meios de interação.

Instruções

Público: de 5 a 15 pessoas por grupo.

Materiais: Post-it (duas cores), Etiquetas Pimaco (duas cores)

  1. DEFINIÇÃO DA PAUTA: Cada participante escreve no post it uma proposta de pauta para ser colocada em discussão, deve ser sucinto para facilitar a compreensão. Cada um lê em voz alta sua proposta(15 minutos).

    1. Abre-se para os participantes um tempo para composição, onde propostas similares podem ser unificadas(5 minutos)

  2. VOTAÇÃO DA PAUTA: Cada participante terá 5 etiquetas para apoio e 5 para desacordo para esta fase e poderá apoiar e discordar das pautas propostas. A pauta mais votada (apoio – desacordo) entrará em discussão(5 minutos).

  3. DISCUSSÃO DA PAUTA: A partir deste momento os participantes poderão utilizar os post its para fazerem: 1) Propostas de encaminhamento 2) Opiniões abertas sobre as propostas, sendo que os post its serão de cores diferentes para melhor visualização.(20 minutos)

    1. Cada participante receberá 10 etiquetas para apoio e 10 para desacordo que poderão ser utilizadas apenas para propostas de encaminhamento.

  4. SISTEMATIZAÇÃO: Os participantes poderão sistematizar as propostas, unificando propostas similares para que possam entrar em votação.(5 minutos)

  5. VOTAÇÃO: Neste momento cada participante votará em apenas uma proposta, sendo que a mais votada será a proposta eleita.(5 minutos)

  6. AVALIAÇÃO: Após a conclusão do processo faremos um debate reflexivo sobre o processo democrático,

 

Observações:

  1. O jogo tem grande maleabilidade, permitindo variações diversas de acordo com o número de participantes, perfil ou por pura criatividade;

  2. A quantidade de etiquetas de “acordo” e “desacordo” podem ser revistas durante o próprio jogo, de modo que não cause uma desproporção;

  3. Post its podem ser substituídos por papel e fita adesiva;
Mídia Ninja e cobertura colaborativa

Data: 19/05
Horário:  09h00
Local: Reitoria – UFPR – Dom Pedro I – 2° andar – sala 206

– Midia Ativismo
– Transmissão ao Vivo
– Foto Jornalismo em Tempo Real
– Redes Sociais

Participe da oficina e da vivência em cobertura compartilhada com a Mídia Ninja.

Desenho de Inovações Democráticas e Engajamento Cívico

Data: 20/05
Horário: 09:00
Local: Reitoria – UFPR – Dom Pedro I – 2° andar – sala 206

Público: até 50 pessoas

Facilitador: Diego Baptista – Professor na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e Articulador de Ecossistemas na OSC Sociedade Global.

Os participantes da oficina poderão criar inovações democráticas a partir de estudos de casos e princípios de participação, colaboração e deliberação da sociedade com o Estado.

Interação e mapeamento: participantes se apresentam trazendo o que entendem por inovações e quais exemplos conhecem, registramos todos em post its num mural da democracia em rede;
Análise de casos: a partir do mapeamento e de outros casos de inovação democrática no Brasil e no Mundo, os participantes em grupos analisam quais são as principais características, similaridades
Princípios de governança e deliberação: serão apresentadas uma compilação de princípios de governança, participação, colaboração e deliberação que apoiarão o
Desenho de inovações democráticas: desenho de iniciativas, processos, mecanismos, instrumentos e instituições que integrem os diferentes atores sociais e políticos
Efetividade da participação: em espaços, instâncias e interfaces de fortalecimento da democracia a partir do empoderamento e engajamento cívico.